Tachyons

As veias do Brasil

O Brasil é o país mais rico em recursos hídricos renováveis do mundo


As veias do Brasil: o impressionante mapa colorido mostra o padrão fractal de ramificação dos caminhos feitos por cada corpo hídrico brasileiro, registrados em todos os 27 estados utilizando bases públicas de dados.

O maior conjunto identificado em azul é a Bacia do Rio Amazonas, na região norte do país. Representadas em outras cores, podemos ver as outras bacias que compõe a hidrografia brasileira, a partir das quais a Agência Nacional de Águas (ANA) entende a gestão e regulação dos recursos hídricos no Brasil, criando as bases para leis e demais regulações pertinentes à todos.

O Brasil é o país mais rico em recursos hídricos renováveis do mundo, mas essa abundância de água não é suficiente para todos. Em cidades como São Paulo, onde a demanda por esse recurso é muito elevada, grande parte da água potável é desperdiçada devido ao uso ineficiente e às instalações precárias, agravando assim a crise futura. São os bairros de maior renda que mais desperdiçam água em comparação aos bairros pobres, cujos habitantes sofrem com a escassez diária do recurso.

As águas subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos). À partida, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o homem utilizar.

No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se um stress hídrico, ou seja, falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.

Esta publicação tem como objetivo elevar a consciência sobre a água, inspirar à todos a reverenciar essa força elementar mais do que importante em nossas vidas e alertar sobre os impactos ambientais e sociais em macro escala devido ao seu mau uso.

Sem água não existiria vida. A água é Mãe. Respeitem e sejam gratos por ela, sempre!

◈ Mapa elaborado por Bruno Pinheiro, pesquisador de Gestão em Políticas Públicas na USP.

 

Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico

Recentes