EMF

Oração de Agradecimento dos Iroquois

Agradecemos à grande Mãe Terra pelos seus cuidados, pelos alimentos que nos oferece, pela sustentação que nos dá, pelo exemplo que é, por toda a beleza que nos oferece. 


Introdução

Estas palavras de agradecimento vem do povo nativo conhecido como Haudenosaunee

 

(também Iroquois ou Seis Nações - Mohawk, Oneida, Cayuga, Onondaga, Seneca e Tuscarora) do norte dos Estados Unidos e Canadá. Esta oração tem raízes antigas, datada mais de mil anos atrás na formação da Grande Lei da Paz por um homem chamado o Mensageiro da Paz. Hoje estas palavras ainda são faladas.

 

A oração segue uma seqüência que nos permite conectar com toda a Criação. É baseada no pensamento que o mundo deverá ser valorizado e que uma comunicação espiritual de agradecimento e reconhecimento por parte de todos os seres vivos deverá ocorrer para alinhar as mentes e os corações do povo com a Natureza. Isto se constitui o carro-chefe da cultura.

 

As dez primeiras saudações do ciclo de agradecimento estão ligadas à planeta Terra, as cinco seguintes ao Universo e as duas últimas ao Além do Espaço: 

•      Seres Eternos, Mãe Terra, as Águas, Seres Marinhos, Vegetação, Plantações, Plantas Curadoras, Animais, Povo em Pé, Pássaros

•      Os Quatro Ventos, Raios e Trovões, Avô Sol, Avó Lua, Estrelas e Planetas

•      Mestres e Protetores, o Criador.

 

Nós temos recebidos muito de todos os seres vivos e chegou a hora de vivermos em harmonia e equilíbrio com todos os seres vivos, povos e nações. É hora de canalizarmos nossas intenções através dos nossos corações, mentes e almas, desejando e construindo uma maior paz, união, respeito e compreensão entre todos nós, seres eternos.

 

Mãe Terra

Agradecemos à grande Mãe Terra pelos seus cuidados, pelos alimentos que nos oferece, pela sustentação que nos dá, pelo exemplo que é, por toda a beleza que nos oferece. Nesse momento, unimos nossos corações e agradecemos às colheitas e aos plantios e tudo mais que nos oferece.

 

As Águas

Agradecemos as águas em todas as formas que se apresentam, por matar nossa sede, molhar nossas plantações, nos conduzirem a novos mundos e por nos ensinar sermos flexíveis, fortes, suaves e prósperos. Nesse momento, unimos nossos corações e agradecemos à grande Força das Águas.

 

Seres Marinhos

Agradecemos aos seres marinhos, os peixes que purificam e movimentam as águas e que deram origem aos povos terrestres. Agradecemos por se oferecerem para saciar nossa fome e alimentar nossos filhos e por tudo mais que vem nos ensinando sobre a vida nos mares. Unimos nossos corações e agradecemos aos peixes e os seres do mar.

 

Vegetação

Agradecemos ao verde e às cores que cobrem as planícies e montanhas que embelezam e suavizam nossas caminhadas. Agradecemos a beleza que nos é oferecida. Nesse momento, unimos nossos corações e agradecemos aos gramados e plantas que suavizam nossas caminhadas.

 

Plantações

Agradecemos às plantas que se oferecem para alimentar nossos corpos: o milho, o trigo, feijão e arroz e tantas outras que são tão presentes em nossos pratos e saciam nossa fome. Nesse momento, unimos os nossos corações e agradecemos às plantas que crescem nas lavouras e que nos fornecem o alimento.

 

Plantas Curadoras

Agradecemos às plantas sagradas que curam nosso corpos e mentes, que aliviam nossa dor e purificam nosso ambiente. Agradecemos às raízes, cactos, cipós e flores sagradas que crescem e nos ensinam a ser mais saudáveis e fortes. Unimos nossos corações e agradecemos o exemplo desses seres doadores e curadores e sua medicina.

 

Animais

Agradecemos aos animais pela sua doação, sabedoria, movimento e integração que tanto tem nos ensinado e feito com que possamos resgatar tantas coisas. Unimos nossos corações e agradecemos a todas as espécies de animais por habitarem nosso planeta.

 

Povo em Pé

Agradecemos ao povo em pé - as arvores - por toda sua sabedoria e doação, sua sombra, o seu abrigo, o oxigênio que respiramos e por tantas coisas mais que nos oferecem. Unimos nossos corações e agradecemos ao povo em pé por tudo que nos oferece.

 

Pássaros

Agradecemos aos pássaros pela sua beleza e sua música, por seu exemplo e tudo que nos proporcionam - por nos ensinar a voar e a cantar. Unimos nossos corações e agradecemos aos pássaros e sua sabedoria.

 

Os Quatro Ventos

Agradecemos aos Quatro Ventos que trazem as estações, as mensagens das direções, o movimento dos moinhos e dos barcos e o frescor para nossas vidas. Unimos nossos corações e agradecemos a sabedoria e os ensinamentos dos Quarto Ventos.

 

Raios e Trovões

Agradecemos a sabedoria e a energia dos trovões que vem do oeste, que purificam a terra e trazem a chuva. Agradecemos aos seres trovões por seu exemplo de energia, força e justiça. Unimos nossos corações e agradecemos aos raios e trovões.

 

Avô Sol

Agradecemos ao grande Sol que é a fonte de origem de todos os fogos da vida. Agradecemos pelo calor e luz que nos oferece e toda a beleza e sabedoria que emana e todas as possibilidades que gera. Unimos nossos corações e agradecemos ao grande Avô Sol.

 

Avó Lua

Agradecemos à Lua que influencia os ciclos das águas e os nascimentos das crianças - a grande Avó que nos ensina a hora de plantar e de colher e toda a sua sabedoria na arte de sonhar. Unimos nossos corações e agradecemos à grande Avó Lua.

 

Estrelas e Planetas

Agradecemos às estrelas e aos planetas por sua beleza e sabedoria, por nos guiar de noite, nos ensinar sobre o universo e nos fazer sonhar, trazendo a luz do cosmo. Unimos nossos corações e agradecemos às estrelas e aos Povos das Estrelas por seu carinho.

 

Mestres e Protetores

Agradecemos aos mestres que vieram nos ensinar e nos orientar. Agradecemos a paciência dos mestres e protetores que nos ajudam nessa estrada da vida de integração e maturidade. Unimos nossos corações e agradecemos aos mestres e protetores que iluminam nosso caminho.

 

O Criador

Agradecemos ao Grande Espírito que possibilitou o crescimento e o desenvolvimento de todos os seres do cosmo e quem vê cada um de nós como luz infinita. Unimos os nossos corações e agradecemos ao grande Criador por tudo que possibilita para todos.

Hoo!

 

Fonte: http://paginas.terra.com.br/saude/Xamanismo/contribuicoes/oragradec.htm

Recentes