Artigos

Relacionar-se com as pessoas por meio da consciência espiritual

A diferença entre essas duas maneiras de perceber - Uma mensagem de Joshua


Quando se segue o caminho da ascensão da maneira completa, há uma inevitável reestruturação total do modo de ver o mundo e o processo de ascensão. A maneira como vemos o mundo tem efeito direto sobre como nos relacionamos com o mundo em geral e com cada pessoa em particular, que se combinam para criar nosso mundo.

Como vemos o mundo pelos olhos do eu inferior e do ego negativo, ou então da perspectiva do eu superior e da mônada, vamos nos relacionar e interrelacionar com os outros, por conseguinte , quer através do princípio da separação ou do da unidade. A diferença entre essas duas maneiras de perceber e de nos relacionar é literalmente a diferença que separa estados de consciência celestiais ou infernais.

A aplicação prática do percurso do caminho da ascensão consciente e integrado fica clara quando se considera o seguinte: se toda população do planeta operasse a partir de um lugar de unidade e de unicidade e interagisse entre si individualmente, vencendo a grande separação entre religiões, raças, nacionalidades mundiais, etc., viveríamos num mundo configurado verdadeiramente como a manifestação do reino de Deus na Terra.

Não obstante somos todos mundos fechados em si mesmos, cabendo então a cada qual, individualmente, fazer a opção de fazer o processo da ascensão real na nossa vida e no nosso mundo. Suponho que os que lêem este livro tenham decidido tornar isso uma realidade para si. Assinalo aqui como é de fato prática a realidade da ascensão.

É muito fácil ficar perdido entre as estrelas e os sóis do mundo interior e segregar do processo de iniciação/ascensão o viver cotidiano. Mas na verdade, não há separação entre os dois.
Quando permitimos que o processo desça à terra e por assim dizer, incorpore-se à nossa vida e à nossa interação com os outros no dia-a-dia, é possível reverter situações que vinham sendo desagradáveis ou tediosas.

Por exemplo, suponha que ficar numa longa fila no correio não seja para você uma grande diversão. Mas você tem uma escolha quanto à maneira de lida com essa situação, que por sua vez afeta as outras pessoas da fila. A tensão em geral começa a se mostrar por suspiros, resmungos, murmúrios sutis e talvez por uns poucos comentários quando grandes pacotes são levados ao caixa...enquanto a fila espera. Trata-se de reações de personalidades que operam a partir de uma atitude separatista, do ego negativo, dentro de si mesmas.

Se, você, no entanto, optar por usar esse momento para se centrar em sua própria natureza superior, para invocar os mestres, para lembrar que Deus é tudo e está em tudo, o seu campo de energia não só protegerá da natureza queixosa dos que o cercam, mas se irradiará para fora e os tocará com a energia elevada do amor e da paciência.

No mínimo você permanecerá centrado em seu próprio eu divino. No máximo a energia do amor vai acalmar as tempestades que o cercam e transformar a própria atmosfera. Quando chegar ao caixa, você cumprimentará o funcionário com um sorriso, que, posso garantir, ele vai apreciar bastante. E você terá conseguido reverter toda uma situação.

Isso, é claro, aplica-se a toda situação semelhante. O supermercado não terá de refletir os mercados da Idade Média. Fui a alguns, particularmente nas cercanias de Nova York, que eram verdadeiros retornos à época medieval. Trabalhadores da Luz, não restrinjam seu vínculo divino aos seus períodos de meditação. Façam que ela se manifeste exteriormente ao redor de vocês no supermercado, em que o seu sentido de unidade, de paz, de amor e de unicidade é de fato necessário.


( Extraído do livro: O Caminho da Ascensão – Manual do Iniciante – cap. 7 / pág. 99, por Joshua David Stone )

Busca

A Cidade de Telos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sathya Sai Baba

Recentes