Artigos

Psicologia das Cores

A escolha das cores é fundamental para uma boa harmonia dos elementos de um site. Ela pode enfatizar textos, imagens e caracterizar os elementos da página


A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público. A combinação certa pode causar efeitos como excitação, urgência, contentamento, calma, vulgaridade, melancolia, segurança e ainda destacar algum elemento em relação a outro.

Na Web a seleção da cor é complexa. Não há garantia de que uma determinada cor se apresentará no monitor do usuário como foi determinado pelo designer. Cada monitor possui uma especificação diferente, alguns podem trabalhar com mais vermelho, ser mais brilhante, ter mais contraste ou estar configurado com uma determinada resolução como 640x480 pixels, 800x600 pixels e assim por diante. 

A combinação desses fatores determinará a fidelidade, reprodução das cores e a qualidade das imagens Abaixo você poderá visualizar algumas sensações “psicológicas” conhecidas:


As Cores e os Efeitos Psicológicos


Sensações visuais + significado:

Branco – pureza
Preto – negativo
Cinza – tristeza
Vermelho – calor, dinamismo
Rosa – graça, ternura
Azul – pureza, fé

Sensações Acromáticas

Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza.

Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado com outras cores.

Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice, passado, seriedade. Posição intermediária entre luz e sombra.

Sensações Cromáticas

Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher, conquista, coragem, furor, vigor, glória, ira, emoção, paixão, emoção, ação, agressividade, perigo, dinamismo, baixeza, energia, revolta, calor, violência.

Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, tentação, flamejar do fogo.

Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia.

Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões.

Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem, verdade, advertência.

Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma.

Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor.

Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima.

Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo, afetividade, miséria, calma, violência, agressão, poder sonífero.

Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição, operacionalidade, desejo, excetabilidade, dominação.


A escolha da cor sofre influência da moda, das tendências e da decisão do designer

Harmonia e Contraste

Espaços em branco podem ser definidos como áreas que não contenham textos, imagens ou qualquer outro elemento gráfico. Saber balancear o conteúdo e o espaço em branco em um site é a chave para manter a harmonia dos elementos e prender a atenção do usuário.

A conseqüência da má utilização desse recurso resultará em um desequilíbrio na página, os olhos do internauta ficarão confusos, não existirá progressão visual para seguir em frente e conseqüentemente perderá o interesse.


O que pode ser feito para que isto não aconteça é seguir as recomendações de alguns "gurus" em design
:

"Não coloque informações desmasiadas dentro de uma página".

"Os espaços vazios reforçam a unidade de grupos, harmonizam as áreas, aumentam o contraste e facilitam a visualização e leitura".

Em geral as cores claras e quentes elevam-se e expandem-se. No passado era comum casas com o teto pintado em azul e paredes amarelas, a sensação era de espaços maiores. Por exemplo, nunca se deve pintar um teto de preto ou roxo, essas cores causam a sensação de opressão e clausura.


Visibilidade

Amarelo e Azul são as cores que melhor se lêem a distância;

O contraste preto-amarelo se vê em maior distância;
O contraste preto-branco tem um valor neutro;
O contraste vermelho-verde é o que menos se percebe;

Em geral os elementos gráficos escuros sobre fundo claro se percebem melhor que o contrário.

 

Para maiores informações consulte-nos
(55) 11 2737-4327 ou (55) 11 98429-7035

Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico

Busca

A Cidade de Telos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sathya Sai Baba

Recentes

logo

Saiba que você pode fazer mais. Evolua sua percepção e Insights e traga tudo isto para sua vida no aqui e no agora! Criando novos padrões para evoluir. Transforme você!

Contato

  • Rua Alice Macuco Alves, 41 Sala3 Alto de Pinheiros - São Paulo
  • (11) 98429-7035
  • solaraholist@terra.com.br
  • www.solaraholistico.com

Galeria