Artigos

O REIKI E A POLÍTICA

Por Johnny De’ Carli


Pergunta: “É ético um Reikiano se envolver com política?”

Johnny De’ Carli: “Sim, com certeza, o Sensei Mikao Usui, fundador do Método Reiki, trabalhou muito alinhado com políticos e no alto escalão do Governo japonês antes de desenvolver o Reiki.”

Pergunta: “Existe algum documento oficial sobre o Reiki que comprove que o Sensei Mikao Usui tenha sido do Governo japonês?”

Johnny De’ Carli: “Sim, no manual ‘Reiki Ryoho No Shiori’, um dos pouquíssimos documentos oficiais no Reiki.”

Pergunta: Quantos e quais são os documentos oficiais no Reiki?

Johnny De’ Carli: São basicamente três:

a) A pedra conhecida como o ‘memorial do Sensei Usui’, onde se encontra a mensagem talhada em japonês antigo, está localizada em Tóquio. Esse mausoléu contém a história do Sensei Usui e do descobrimento do Reiki;

b) Um manual denominado ‘Reiki Ryoho Hikkei’, que era entregue pelo Sensei Mikao Usui aos seus alunos. Nele se encontra uma entrevista do próprio Sensei Usui;

c) A Associação ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’, fundada pelo Sensei Usui um pouco antes de sua transição, manteve-se ativa e desenvolveu um manual para seus membros chamado de ‘Reiki Ryoho No Shiori’, publicado em setembro de 1974 (a Sensei Hawayo Takata ainda estava viva e ativa lecionando o Reiki). O manual foi escrito por Koshiro Fukuoka, membro pertencente à sede da Associação na gestão do presidente à época, o Sensei Hoichi Wanami. Nele há explicações sobre como tratar diferentes problemas de saúde, há um resumo dos “pontos” indicados para aplicação de Reiki e estão descritos detalhadamente os procedimentos para realizar os tratamentos.

Pergunta: O que diz o manual ‘Reiki Ryoho No Shiori’ sobre o Sensei Usui ter sido do Governo?

Johnny De’ Carli: Consta nesse Manual: “Ele trabalhou como OFICIAL DO GOVERNO (o grifo é nosso), funcionário de empresa, jornalista, missionário, capelão e empresário, adquirindo muitas experiências na vida.”

A exemplo dos termos “oficial de justiça”, no Japão, um “oficial do Governo” é utilizado para classificar as pessoas que fazem parte da administração do Governo, ou seja, pessoas do alto funcionalismo que possuem importantes cargos e grandes responsabilidades.

Pergunta: “Há algum documento oficial que comprove que o Sensei Mikao Usui tenha buscado amparo político após desenvolver o Método Reiki?

Johnny De’ Carli: Sim, a informação se encontra no Manual ‘Reiki Ryoho Hikkei’.

Pergunta: “ O que disse pessoalmente sobre esse assunto, o Sensei Usui, em sua única entrevista encontrada no Manual ‘Reiki Ryoho Hikkei’?”

Johnny De’ Carli: “No dia 06 de fevereiro de 1922, na Comissão de Orçamento da Casa de Deputados do Congresso Imperial, o deputado e doutor em medicina, Sr. Nagai comentou sobre a posição do governo em relação às recentes práticas terapêuticas, chamadas de terapias psicológicas ou espirituais, realizadas por profissionais não médicos. A prática da hipnose era, segundo ele, considerada como uma técnica sobrenatural até algumas décadas atrás, mas, hoje em dia, esta prática vem sendo estudada academicamente, aplicada em doentes com problemas psicológicos. Há dificuldade em solucionar todos os problemas através da medicina. Os médicos praticam seu trabalho de acordo com os ensinamentos da medicina, aplicando as técnicas médicas de acordo com o diagnóstico. Eles não consideram interferência, na medicina, o toque de mãos e a aplicação de eletricidade em muitas doenças. Portanto, nosso Usui Reiki Ryoho (técnica terapêutica Reiki Usui) não infringe as leis da medicina nem as leis da acupuntura”.

Pergunta: “Houve algum político influente e conhecido que tenha contribuído positivamente no desenvolvimento do Método Reiki (Usui Reiki Ryoho)?”

Johnny De’ Carli: “Sim, o Imperador Meiji, o Imperador de nº 122 do Japão.

Essa informação pode ser encontrada no manual ‘Reiki Ryoho Hikkei’: “O fundador da ‘Usui Reiki Ryoho’, o Sensei Usui, admirava e muito as virtudes do Imperador Meiji; era como a que o filho tem pelo pai; dentre os aproximadamente 100.000 (cem mil) poemas escritos pelo Imperador, selecionou 125, fazendo com que fosse o primeiro passo para a dedicação no caminho da educação e aperfeiçoamento do espírito. Posteriormente, isso foi mantido como uma boa tradição da Associação.”

O Imperador Meiji, um político, também foi o mentor dos 5 Princípios do Reiki no Método.

Pergunta: Existe algum documento oficial sobre o Reiki que comprove que os 5 Princípios do Reiki tenham sido originários do Imperador Meiji (um político)?

Johnny De’ Carli: Sim, no Memorial construído pela ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’ encontra-se a seguinte informação:

“Revendo os fatos, entendo que a terapia Reiki objetiva não somente tratar problemas de saúde, mas também corrigir a mente através de uma habilidade espiritual enviada por Deus, mantendo o corpo saudável e desfrutando uma vida de bem-estar. Ao ensiná-la às pessoas, devemos primeiro fazer com que percebam as últimas instruções do Imperador Meiji e celebrem os Cinco Princípios, pela manhã e à tarde, a fim de mantê-los sempre em mente. São eles:

1. Não se zangue por hoje;

2. Não se preocupe;

3. Expresse sua gratidão;

4. Seja aplicado e honesto em seu trabalho;

5. Seja gentil com os outros.

Em outro documento, na entrevista concedida pelo próprio Sensei Usui, encontrada no Manual oficial ‘Reiki Ryoho Hikkei’, disse o Sensei: “A técnica tem por objetivo, primeiramente, a saúde da mente e, secundariamente, a saúde física. Fortalece a mente e o físico. Serve também para direcionar um caminho correto de vida, observando as palavras deixadas pelo Imperador Meiji (Cinco Princípios). Se a mente estiver no caminho correto e saudável, o corpo físico será fortalecido naturalmente. Sendo assim, será missão da Usui Reiki Ryoho completar física e psicologicamente uma vida com paz e prazer, ajudando no tratamento de problemas de saúde de outros e promovendo, assim, a felicidade de si próprio e de terceiros”.

Pergunta: O Imperador Meiji teve muitos feitos e foi reconhecido como um bom líder político?

Johnny De’ Carli: Sim, para alguns historiadores foi o maior líder político que o Japão já teve. O Imperador Meiji mudou a capital para Tóquio e programou uma ampla restauração no país. Ficou conhecido como um símbolo da modernização do Japão e marcou o início de uma revolução nacional, levando a nação a tornar-se poderosa mundialmente. Ele também foi o primeiro a conceder títulos de posse das terras aos agricultores e instituiu a escola pública para todos os cidadãos japoneses.

O Imperador Meiji chegou a ser reconhecido internacionalmente. Consta no manual ‘Reiki Ryoho No Shiori’ que naquela época, o Presidente dos Estados Unidos, Roosevelt, visitou o Japão; ele elogiou profundamente a personalidade do Imperador Meiji. Após o encontro com o Imperador, disse o seguinte: “A grande personalidade do Grande Imperador Meiji abrange todas as eras e países, e não haveria ninguém a quem compará-lo na história. O Imperador Meiji é grandioso. Os japoneses são felizes. Simplesmente, só de receber o Imperador Meiji, é aberto o caminho para a criação. É impossível imitá-lo.”

No Japão, o Dia da Cultura (Bunka No Hi) é um feriado nacional que acontece anualmente no dia 3 de novembro, em homenagem ao dia do nascimento do Imperador Meiji. Esse feriado almeja promover a cultura, as artes e o empenho acadêmico. Geralmente, as festividades incluem exibições artísticas, desfiles e cerimônias para presentear artistas e estudiosos famosos.

Pergunta: Dentre os 125 Poemas Oficiais do Reiki, escritos pelo Imperador Meiji e selecionados pelo Sensei Usui, existe algum que estimule a comunidade Reikiana a adotar um comportamento patriótico?

Johnny De’ Carli: Sim, alguns, principalmente o Poema de número 33, que é o seguinte:

Pensamento Ocasional

“Os soldados que vão para a guerra, deixam as suas famílias seguras em casa. Quão corajosos e dedicados são para com sua Pátria!”

(Imperador Meiji)

Pergunta: O que nos ensina o Poema de número 33 do Reiki sobre o Patriotismo?

Johnny De’ Carli: Nele, o Imperador Meiji exalta o patriotismo. Podemos dividir o poema em trechos: o primeiro ‘Os soldados que vão para a guerra’ aparece pelo fato de que durante a Era Meiji, o povo japonês enfrentou duas ferozes guerras, um conflito com a China e outro com a Rússia; o segundo ‘deixam as suas famílias seguras em casa’ se apresenta com o significado de “os soldados que vão à guerra pensam em deixar seus entes queridos protegidos”, muitas vezes se colocando em segundo plano, e no terceiro trecho ‘Quão corajosos e dedicados são para com sua Pátria!’ o Imperador enaltece o patriotismo, o sentimento de Amor e devoção à Pátria. Patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, por isso, o Imperador faz referência também à família.

No Japão, geralmente, as pessoas têm muita gratidão à sua Pátria, grande respeito e Amor à terra que os acolheu. Para muitas culturas orientais, quem morre pelo seu país vive eternamente. O Amor à Pátria começa na família, que é uma pequena sociedade, de suma importância para nossa vida, a base de toda nossa formação, o alicerce de nossa história de vida. Com ela moldamos o nosso caráter, aprendemos os valores humanos, adquirimos um bem precioso, um tesouro importante de valor incalculável e inestimável, talvez o mais sagrado do mundo, onde geralmente encontramos o Amor verdadeiro e sincero.

Não é difícil encontrar quem diga que os momentos mais felizes da vida foram aqueles que passaram em casa, com a família. A mensagem implícita no poema é o patriotismo, pois ao defender o país também se defende a família, que fica em casa em segurança a fim de ser resguardada e na esperança de ter um futuro melhor.

O Sensei Mikao Usui seguramente selecionou esse poema em respeito ao Princípio do Reiki “Expresse sua gratidão”. Ser patriota é uma das maneiras de expressar gratidão à Pátria que nos acolheu. O Sensei Usui certamente também selecionou esse poema para orientar os Reikianos a serem patriotas.

O sentimento de Amor, gratidão e respeito à Pátria deve ser despertado em todos os cidadãos. Ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país ou nação, independente de guerras, pois há diferentes tipos de patriotismo, diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem (patriotismo nos esportes, patriotismo cultural, etc.).

Pergunta: Dentre os 125 Poemas Oficiais do Reiki, escritos pelo Imperador Meiji e selecionados pelo Sensei Usui, existe mais algum que estimule a comunidade Reikiana a adotar um comportamento patriótico e oriente também como conviver e aceitar opiniões divergentes com relação à política?

Johnny De’ Carli: Sim, principalmente o Poema de número 54, que é o seguinte:

A Humanidade

“Pela Pátria combates o inimigo, porém não te esqueças do mais importante: o teu lar.”

(Imperador Meiji)

Pergunta: O que nos ensina o Poema de número 54 do Reiki sobre o Patriotismo e aceitar opiniões divergentes com relação à política?

Johnny De’ Carli: Nele, o Imperador Meiji utiliza o termo ‘a humanidade’, título do poema, com o significado de “o grupo único que todos fazem parte: a raça humana”. Podemos dividir o poema em dois trechos: no primeiro ‘Pela Pátria combates o inimigo’ o Imperador exalta o patriotismo dos cidadãos alistados no exército, o sentimento de Amor e devoção à Pátria, pois, no Japão, geralmente as pessoas têm muita gratidão, muito respeito e Amor por sua Pátria; no segundo, ‘porém não te esqueças do mais importante: o teu lar’ pode-se entender o significado de “somos todos irmãos, a nossa verdadeira nacionalidade é a humanidade”.

A mensagem implícita no poema fala que mais importante que o dever de servir à Pátria, está o dever de servir à humanidade, respeitar ao próximo, ter a capacidade de entender e aceitar a opinião dos outros.

O Sensei Mikao Usui seguramente selecionou esse poema em respeito a dois dos cinco Princípios do Reiki, um deles seria o “Expresse sua gratidão”. Ser patriota é uma das maneiras de expressar a gratidão à Pátria que nos acolheu.

O outro seria o “Seja gentil com os outros”. Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade. Joaquim Nabuco disse: “O verdadeiro patriotismo é o que concilia a Pátria com a humanidade.”

Pergunta: Como você recomenda que um Reikiano se comporte nesse próximo período eleitoral?

Johnny De’ Carli: É fundamental observar ao máximo os 5 Princípios filosóficos do Reiki, que são:

1. Não se zangue por hoje;

2. Não se preocupe;

3. Expresse sua gratidão;

4. Seja aplicado e honesto em seu trabalho;

5. Seja gentil com os outros.

No Reiki, pregar os cinco Princípios é muito fácil, difícil é viver de acordo com eles. Um Reikiano deve cumprir o que ensina e/ou aprendeu. De nada adiantam teorias, explicações, se não formos bons modelos. Há muita gente iniciada no Reiki, mas há pouca gente “acabada” no Reiki. Reikianos que não vivem de acordo com os Princípios do Reiki são verdadeiros cegos espirituais. No caminho espiritual isso é um desastre. Como bem disse o Mestre Jesus: “Se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco”. (Mateus 15, 14)

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar aos outros, é a única. Nada é tão contagioso como o exemplo. A melhor sala de aula está aos pés de uma pessoa que ofereça bons exemplos. Um bom exemplo vale mais que mil palavras.

Num pleito eleitoral cada um terá que escolher os seus candidatos. As escolhas são nossas e devemos responsabilizar-nos por elas. Só a própria pessoa está em condições de escolher o que é melhor para ela e para a Nação. Ouça sua voz interior e siga-a. Escolha políticos que nos sirvam como modelos de retidão, de honestidade, de gentileza, de Amor na família, na escola, no trabalho, ou seja, em todos os segmentos da sociedade.

Muitos preferem não se envolver, daí surge a figura dos líderes que nascem para decidir por aqueles que, por algum motivo, não querem assumir responsabilidades.

Sobre o Princípio “Não se zangue por hoje.”; lembre-se sempre que a tolerância é o combustível do bom convívio. É preciso reagir sempre de forma equilibrada, você nunca se arrependerá do que não falou na hora da raiva. Numa discussão política, caso sinta raiva, antes de falar ou agir, respire profundamente. Com muita raiva, respire três vezes mais.

Sobre o Princípio “Não se preocupe.”; dê o primeiro passo para a felicidade, troque suas preocupações por ocupações, se ocupe e confie em Deus. Deus

prometeu nos dar o que pedíssemos; nossa tarefa é pedir. Lembrando que Deus atende aquilo em que você pede acreditando e não, aquilo que você pede falando.

Sobre o Princípio “Expresse sua gratidão.”; ore com fé e gratidão. Deus está no Céu da mente e não no céu da boca. Ser patriota é uma das formas de expressar gratidão à Pátria que nos acolheu. O Amor à Pátria começa na família. Ao defender o país também se defende a família. Tenha gratidão, respeito e Amor pela sua Pátria, a terra que o acolheu. Ser patriota é uma das formas de expressar gratidão à sua nação. Vibre positivamente pelo seu país.

Sobre o Princípio “Seja aplicado e honesto em seu trabalho.”; a honestidade é a primeira virtude necessária para o ser humano se ligar ao mundo Angelical.

Atos Honestos são Sagrados. Só a Justiça e a Honestidade propiciam o Amor.

Nas eleições de 2022, temos bons candidatos.

Um Reikiano segue os Princípios do Reiki, vote em candidatos ficha limpa, observe bem!

Sobre o Princípio “Seja gentil com os outros.”; decida-se a ser pacífico. Ligue e mantenha ligados os botões que expressam a serenidade e a tolerância. Todos somos iguais diante de Deus, apesar de todas as aparentes diferenças.

Dilua todas as diferenças em um Todo Maior, isso é Evolução.

www.solaraholistico.com

Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico

Busca

A Cidade de Telos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sathya Sai Baba

Recentes