Artigos

O Despertar de Uma Nova Consciência

Palestra do Livro ECKHART TOLLE

Quando perguntei o que a vida desejava de mim, a resposta foi o livro que desejava ser escrito: O Poder do Agora.

Perguntei à minha consciência e tive essa profunda inspiração para escrever o livro. Isso é o que devemos fazer: perguntar à nossa consciência o que a vida deseja de nós. E achar o espaço de silêncio dentro da consciência.

Sempre acredite quando aparece um impulso que vem do silêncio profundo. Como diz a bíblia: Olhai os lírios do campo. Não precisamos nos mover ou julgar, somente olhar. E vamos perceber o silêncio que emana das flores, dos objetos de tudo. As flores são calmas. Assim devemos ser.

Não precisamos ansiar pelo amanhã. Estejamos presentes com a presença. As pessoas dão títulos às coisas. Mas a natureza não julga. Somente é.

Então escute a voz em sua mente. A voz do silêncio.


CHAPTER 2: EGO

Somente o momento presente existe. Direcione sua atenção para sua respiração e sinta você respirando agora. Respire consciente da sua respiração. Pessoas estão sempre comentando, dando títulos ao que acontece, dando nomes. Pare de dar nomes. Assuma o compromisso de estar alerta sem nenhuma interferência mental. Se estiver em sua casa, traga sua atenção para alguma planta que esteja no ambiente. Elas não falam. Somente observam.

Noventa por cento dos pensamentos não tem utilidade. Dirija-se a uma dimensão de pensamentos que é vazia --- traz paz. Esteja presente no que estiver fazendo. Esteja totalmente presente em tudo.

Pessoas pensam: eu e minha história. Mas não devemos nos identificar com nenhuma história. Não é o que somos. Veja Narcisos. Ele se viu nas águas do rio e pensou que sabia quem era. Esse é o ego. Não o que realmente somos.

Pergunte: ---Quem sou eu? Não responda. Nesse intervalo, nesse espaço vazio, está a presença: a sua resposta. Você encontra um instante de compreensão. Isso o leva fora do ego. Você é essa presença viva.

Por exemplo. Uma criança chora porque ela se identifica com seus brinquedos. Quando alguém os leva embora, ela chora. Assim somos nós: identificamo-nos com brinquedos de gente grande. Quando pessoas discutem, elas estão identificando-se com imagens. O ego foi atacado. Devemos estar atentos ao silêncio.

Não fale de fatos ruins com ninguém porque isso da poder a eles. Não encoraje pessoas a falar mal de nada ou de ninguém. Foque a atenção no bem estar. Traga o bem estar a você na natureza. Preste atenção a partes do seu corpo que são saudáveis. Não resista à dor. Mas, não dê maior valor a ela.

Podemos ensinar a uma criança o nome de uma árvore ou de uma flor. Dar um conceito. Mas, deixemos a criança experimentar a realidade da flor. Senti-la.


CHAPTER 3: A PROFUNDEZA DO EGO

Ir além do ego é transpor o sofrimento inconsciente. Estar silencioso é parar o pensamento e estar atento à sua respiração. Quem sou eu, além de todos os conceitos? Eu sou consciência. Não esteja certo de quem é. Não defina você nem os outros. O ego aparece porque começamos a pensar. E aí começa a diferenciar o que é bom e o que é ruim.

Devemos nos conectar com a vida. Estar confortável em nossa própria pele. Identificar-nos com nosso eu interior (inner self). O que vemos nos outros, é frequentemente o que temos em nós mesmo. Estejamos alertas. Queixar-se é a sobrevivência do ego, que está sempre condenando outras pessoas. Nunca dê títulos. Isso imediatamente tira a sensibilidade à pessoa. Portanto, esteja alerta de quem você é.


CHAPTER 4: MUITAS FACES DO EGO

Onde colocar nossa atenção? Na vida dentro de nós.

Permita às pessoas fazerem suas mudanças em seu devido tempo. Não julgue. Você não está reagindo às ações dos outros. Não julgue o que outros são. Eles são espírito. Eles vão além do nosso pensamento. O ego usa papéis para disfarce. Sinta então a presença para encontrar o poder interior. Esteja presente no agora. Você está leve e livre quando está no agora.

Permita as pessoas estarem onde estão. Planeje no momento presente. A mente é mais criativa quando está no silêncio. Acredite que tudo estará lá quando você precisar. Todo poder reside no agora. Seja total no que estiver fazendo. O desejo de vencer está no poder do agora.

Pergunte-se: Existe alegria no que estou fazendo? O agora traz alta energia sem nenhum stress.

Quanto mais desafiadora a situação, a reação pode levar a condições tais como mau-humor, raiva, etc. A grande possibilidade é deixarmos que a presença seja mais forte. Esteja alerta e sinta a presença. Se há reação você se irrita. Então pratique a ideia de ser transparente e tudo poder passar através de você. Assim se tornará mais presente.

Situações externas acontecem como num lago: somente na superfície. No interior, a presença é silenciosa e calma. Quem age assim, sente-se livre, porque está conectado ao Ser. O verdadeiro Ser mergulha fundo e num potencial que reconhece que o silêncio está ali. Fique silencioso quando criticado.

Mães experimentam culpas. A mãe que trabalha; a mãe que fica em casa sente-se culpada. Como aliviar essa culpa? Não faça nada. Somente reconheça essa culpa. Uma das funções do ego é sentir culpa. De qualquer uma das formas que agir, você estará fazendo o melhor que puder. Esqueça a culpa. Culpa são sentimentos gerados pelo ego.

O tempo entre o evento (culpa) e a presença começa a ficar mais curto quando você observa a si mesmo e descobre que não está representando.

Traga uma pequena presença de luz em sua vida todos os dias. Esteja lá, na presença, mesmo numa situação ordinária. Olhe uma flor ou qualquer coisa natural e pense como esta coisa está alerta e consciente. Faça isso quantas vezes for possível em seu dia. A presença será mais forte, mesmo que não esteja vivendo um momento de conflito ou um momento de grande desafio. Esse momento pode intensificar a ideia que não se pode estar no mundo sem sofrimento. Mas, muitos sofrimentos são gerados pelo ego. De qualquer forma, o sofrimento sempre aparece. Mas não torne isso uma ansiedade. Por exemplo: se sua filha se recusa a comer, a ansiedade está em você. Crianças absorvem a energia que você exala. Quando a criança gritar, fique calma. Pratique a transparência e deixe ir. Todos tem um grande desafio na vida. Você pode transformar esse desafio em no seu momento de luz perante a presença. Permita estar inteiramente presente. O silêncio interior surge. Você reconhece infelicidade como uma estrutura.

O segredo da felicidade e do sucesso é estar presente. A vida é a dança e nós somos os dançarinos. Deus é a essência, o âmago. Eu não estou separada da vida. Eu sou a vida. Não existe morte. Energia se transforma. Somente a forma se dissolve.


CHAPTER 5 : THE PAIN BODY

A essência é vida. Deus é vida. O segredo da vida é tornar-se atento.

Pessoas gostam de personalizar tudo. Dizem muitas vezes; eu vejo, eu vou, meu ponto de vista. Pensamentos ocorrem toda hora. O importante é estar consciente e parar de pensar. Nós frequentemente nos perdemos em pensamentos.

Lembre que a energia reside em você. Algumas vezes está dormente. Há alguma coisa nas pessoas que alimenta a negatividade. Pessoas gostam de alimentar seus dramas.

Permita o seu sofrimento. Deixe estar. Mas esteja atento que são conscientes e podem fazê-lo reagir e ativar a negatividade.

Frequentemente quando pessoas vivem juntas, tem brigas e discussões. É necessário somente uma pessoa no ambiente para acalmar todas as outras. Se essa pessoa está alerta e sente a presença, ela não vai reagir. Quando aborrecimentos aparecem é importante limpar a mente, reconhecer o momento e ficar fora do sentimento de negatividade. Sinta seu corpo inteiramente, respire duas vezes e sinta a presença.

Eckhart Tolle aqui conta um fato que presenciou quando estava sentado frente a um lago e viu dois cisnes numa luta corporal intensa. Depois de alguns momentos, os dois cisnes se separam, nadam em direções opostas, e em determinado ponto, param, sacodem bastante as asas e continuam a nadar calmamente no lago. Aceitam o fato.

A aceitação da presença é lembrar que "é o que é". Satisfação com a negatividade é o corpo insano, o sofrimento. Esse é o drama.

Eckhart Tolle lembra a presença do homem na cadeira de rodas, no restaurante onde ele fazia uma refeição. Esse homem teve uma reação intensa ao discutir com o garçom. Como Eckhart Tolle havia acabado de estar com uma pessoa em intenso sofrimento, ele assume que, de certa forma, carregou essa energia negativa com ele, a qual se expandiu e absorveu a pessoa que estava em sofrimento naquele momento.

O sofrimento pode ser transmutado e transformar-se na presença. É preciso sentir a presença para reconhecer o corpo em sofrimento. Tenha compaixão. Permita sentir o momento. Não o deixe passar.


CHAPTER 6: TORNANDO-SE LIVRE

O silêncio é sua natureza essencial. O seu espaço interior. Sem atenção, não haverá percepção. Você é a atenção de seus pensamentos.

Ninguém tem que perpetuar o passado. Transforme o passado no presente. Aprenda a viver com o desconforto e dor. Algumas vezes o remédio não tira a dor. Aceitemos o que estiver acontecendo naquele momento. Permita sentir-se zangado ou triste. Fique atento às emoções. Não se identifique com elas, para que não torná-las ego.

A pergunta é: O que posso fazer numa situação de desconforto? Lembre-se que as pessoas não são responsáveis pelo seu sofrimento porque não estavam atentas. Sentirão as consequências de seus atos por isso. Então permaneça sempre atento, presente.

Humanidade deve estar consciente e tornar-se consciente. É nossa decisão. O universo inteiro estará nesse estado de atenção. É nossa decisão.

Se nos tornamos atentos do presente, nos tornamos mais intensamente livres. Quando nos tornamos mais presentes, os outros sentirão essa energia. Haverá poder em qualquer coisa que faça, quando vivendo no presente.

Traga consciência ao seu corpo. Seja capaz de sentir emoção e deixe a atenção da presença tomar conta. Você estará brilhando a luz da consciência.

Esteja consciente e o corpo de sofrimento se afastará. O corpo de sofrimento é um aspecto emocional do ego. Se você se identifica com esse sofrimento, ele torna-se ego.

Atraímos certas coisas em nossa vida, de acordo com os nossos sentimentos internos. Pergunte a si mesmo: "O que sinto no momento em que estou sendo desafiado?" "O que minha mente está produzindo?". Está produzindo amor e paz"? "O que acontece dentro de mim"?

Crianças e animais podem sentir mais profundamente o que é a energia. Eles podem sentir a energia. Quando amamos de verdade um ser humano nós reconhecemos o que existe nele. Realmente amamos Deus além dessa pessoa. Mas, se amamos uma pessoa com ego, esperamos algumas coisas de volta. Esse é o amor egóico.

Se não nos sentimos aborrecidos por algo que possam nos ter feito, esse é amor verdadeiro. A extensão do amor que podemos dar a outros é a extensão do amor que temos dentro de nós. Amor é sempre interno.

O corpo de sofrimento adora sofrer. Ego produz sofrimento ou qualquer outra coisa. O sofrimento de Cristo é sustentado porque representa a condição humana. A extrema limitação.

Ao mesmo tempo, ele, Cristo, aceitou sofrer e esse sofrimento foi transformado e tornou-se o símbolo do Divino. Todo ser humano tem sua própria cruz. Sinta o sofrimento completamente e traga aceitação. E o Divino torna-se real. Esse é o milagre que se rende e trás a paz.

Ego é a total identificação com a forma. E isso é mal. O corpo de sofrimento tem sido passado de geração a geração. De mãe para filho.

Quando pais discutem em frente à criança, eles causam sofrimento à criança. Também a emanação intensa de negatividade é absorvida pela criança. A criança que cresce com isso, pode tornar-se um dependente de drogas ou algo do gênero.

Pare imediatamente de identificar-se com o corpo de sofrimento. Isso é liberdade. Liberdade de sofrimento. Não se identifique com essa energia de sofrimento. Fique livre da identificação com o corpo de sofrimento. Esteja consciente do agora. O que vier ao pensamento, lembre-se, "o passado não tem poder". Traga seus pensamentos para o presente. Seja o que já é. A forma (corpo) não pode ser perfeita. O espírito pode ser perfeito.

Eckhart Tolle diz nesse momento: "Eu não estou procurando a perfeição". Ela ocorrerá no devido tempo.


CHAPTER 7

Faça um momento de silêncio. Verdadeiramente use os sentidos. Esteja onde está. Olhe a sua volta. Somente olhe. Não interprete. Esteja consciente do silêncio, do espaço que permite todos os estados. Ouça o som do silêncio abaixo do som. Toque e sinta. Observe o ritmo de sua respiração. Sinta o ar. Sinta a energia. Permita que tudo esteja dentro e fora. Permita a profundidade de todas as coisas. "Conheça a si mesmo". (Como no Oráculo de Delphus).

Faça a pergunta fundamental na sua vida: "Quem sou eu"? Sabendo quem você não é, será mais fácil achar quem você é.

Não se identifique com bens materiais. Aceite o momento. Em alguns casos, quando algumas pessoas perdem tudo, eles tem um momento de reconhecimento da verdade, da paz.

Pessoas inconscientes se identificam com o ego. Nós não representamos papéis. Ideias espirituais ultrapassam o que acontece na mente. Temos que experimentar para conhecer esse momento espiritual. Por exemplo, uma pessoa pode ser um conhecedor do que é o mel, Mas ele nunca saberá o que isso é a não ser que o experimente. Como na vida espiritual.

Preste atenção no agora. Viva sua vida de uma forma horizontal. Esteja consciente do agora e do silêncio e quietude da mente.

Esteja consciente do silêncio de um objeto. Essa é a essência do seu Ser. A vida não tem opostos. Se estiver atenta aceitará a situação, na presença do agora.

Se paz é o que deseja, você terá paz. Torne-se mais atenta da situação e esteja alerta.

Eckhart diz: " Eu nunca estou aborrecido com as coisas que acontecem. Estar aborrecido não muda nada". Aceitação da situação muda o sofrimento desta.

A sensibilidade fica perdida quando reagimos. O ego reage e quer manipular a situação. Quem é você? Existe algo mais profundo do que a forma. Sabendo quem é na forma (numa maneira conceitual) é realmente saber como reagirá a outras pessoas. Saber quem é, na profundeza do seu Ser, é sentir a presença.

Abundância é começar a dar. Veja e reconheça a abundância da chuva quando chove. Abundância estará sempre lá, se souber reconhecê-la e estiver grato por ela. Abundância é a energia que emana de quem você é.

Sinta a gratidão para mudar sua realidade inteira. Traga gratidão para sua vida. O universo inteiro é milagroso. Seja agradecido pelas coisas que são boas e pelas que não são boas. Sinta-se bem. Não faça resistência. Traga sempre o sentimento de presença à sua vida.


CHAPTER 8

A origem de toda energia está dentro de você. O oposto da morte é a vida.
Vida não tem oposto. Você é a experiência da vida. A vida eterna é fundamental, está fora do tempo. É a vida além da forma.

A medida que nos aprofundamos no silêncio tornamo-nos intocáveis. A maioria das mentes está repleta de pensamentos. Não existe espaço nessas mentes (ausência de espaço). Dentro de você há milhões de sentidos de objetos. Assim é a maioria das mentes. Você se torna um objeto mental. Não existe o espiritual.

Um espaço aparece em muitos pensamentos. É a sanidade para retornar a nosso interior. Estarmos conscientes da consciência. Olhe para um objeto, uma flor e esteja consciente do que está vendo, sem julgamento.

Traga espaço ao sofrimento para acordar para quem você realmente é. Traga atenção a antigos padrões e, eventualmente, eles não existirão por muito tempo. Lembre-se: "Isso também passará" (esse episódio). Se estiver num momento diferente de sofrimento, lembre-se que tudo é impermanente. As coisas passam continuamente. Não tema a situação. Uma ou outra sensação podem surgir. O medo mantém você preso onde está. Se qualquer decisão vier da profundeza do Ser, você sentirá paz. Pergunte a você, profundamente, qual a melhor decisão. Faça isso também com seus relacionamentos. Se alguém parte por alguma razão, permita que aconteçam as mudanças. Não resistência e o não julgamento, trazem a paz para saber que tudo terminará algum dia.

Como mudar a consciência para viver o agora na sua vida diária? Temos que pagar nossas contas, mas não temos que nos preocupar sobre como pagar nossas contas. Preocupar-se é sua escolha. Pode experimentar em sua vida diária pequenos pontos de cada vez. Mas, não se preocupe. E a vida fluirá com energia ativa. Não é necessário preocupar-se. É necessário prestar atenção. Não reaja contra. Encare a situação e algumas mudanças serão aceitas. Se houver reclamações, estará queimando uma grande quantidade de energia e trazendo energia que de sabotagem. Alinhe-se com a mais alta consciência.

Se existe alguma coisa que não o satisfaça, isso é o ego. Aceite completamente o que está acontecendo, o que a vida oferece agora. Isso o traz a um lugar de poder. Sinta o momento. Sinta o agora.

Atente para o seu estado de consciência. Se estiver em paz, tudo o que fizer no mundo, trará paz ao mundo. Você pode agir. Não pode lutar. Se estiver presente, não trará sofrimento para você e para os outros.

Traga o que estiver fazendo para o presente. Observe as coisas. Veja o que está acontecendo à sua volta. Crie espaço. Faça uma pausa para olhar o céu, sentir o ar. Respire profunda e conscientemente.

Alinhe-se com o seu propósito interior e não se preocupe. Faça pequenos espaços no seu viver diário. Eleve-se acima do pensamento. Não durma com a televisão ligada. Isso afeta a qualidade do seu sono.


CHAPTER 9 DESCOBRINDO SEUS PROPÓSITOS

No velho testamento há uma afirmação: " Esteja em silêncio e saiba que você é Deus". Deus é encontrado nessa quietude interior. Tocamos Deus quando atingimos essa quietude.

Muitos passam a vida em estado de insatisfação, sobrevivendo ou ganhando a vida. Geralmente estão conectados com o futuro.

O que importa é achar propósito interno. Seu propósito é sempre sua vida no momento presente. Vá além do estado de insatisfação. Penetre no estado de aprofundamento no que estiver fazendo agora. Seja verdadeiro com a vida para ser verdadeiro com o momento. O que estiver fazendo, faça o melhor. A vida é sempre agora. O futuro é uma extensão do agora. Você determina que tipo de vida deseja viver nesse exato momento.

O propósito interior é o mesmo para toda a humanidade (propósito primário). O secundário, a vida dará a você, sempre que precisar. Encontramos a fluidez da vida quando lideramos a consciência com a fluidez do universo.

O pensamento torna-se subjugado á consciência. Nosso objetivo é atingir o propósito. Esse propósito é fazer o universo inteiro adquirir a luz de Deus. A luz da consciência. Seremos preenchidos com o poder do espírito.

Como fazer o que estiver fazendo. Esteja confortável com sua vida nesse momento. A vida é uma aventura, sempre encarando a incerteza. Aprecie a incerteza para apreciar o agora.

Cometer erros é bom para nos fazer entender qual é o nosso propósito e saber o que é certo para nós.

Um exemplo (citou Oprah) é quando Eckhart Tolle desistiu de ser um professor universitário de sucesso para ser um professor espiritual. Ele sentia-se confortável e sem medo do futuro.

Quando permitimos estar na quietude, o universo colabora conosco (dentro e fora de nós). Acontecem as coincidências. Acordamos e nos tornamos cientes do nosso interior.

O amor significa coisas tão diferentes para cada pessoa. Aqueles que estão totalmente obcecados com o amor, não amam. Isso é o ego.

Amar é estar totalmente alinhado com o que quer que esteja fazendo. O momento presente é sagrado. Podemos estar em casa ou no tráfego, o amor pode ser sentido se estamos alinhados, isto é, amando completamente o que estivermos fazendo. Se você ama realmente o que está fazendo nesse momento, isso é amor.

O que estiver fazendo não é só um objetivo para um fim. Os objetivos corrompem o fim. O futuro é sempre secundário. Sempre traz uma nova energia. Inspiração e entusiasmo são meios para o sucesso. O ego adora o ressentimento. Comece a dissolver o ressentimento agora.

O propósito para a evolução do universo é a consciência. Fluir para o espírito (consciência). A certeza da presença. Como dizia Cristo: "O que está acima, está abaixo". O que estivermos fazendo aqui, estará também acontecendo no macro cosmo. O macro cosmo é um reflexo da consciência interior. Penetre nessa consciência e encontre seu Ser interior. O impulso da evolução é permitir Deus estar presente. O propósito da vida é desenvolver o progresso.

O Espírito Santo é a consciência oculta. Na evolução existe a evidência de um guia espiritual. Esteja em quietude e saiba, Deus criou o mundo. A energia que flui para o Espírito Santo, é Deus em nós.

O propósito é acordar. A quietude é uma dimensão interna. Não precisamos estar num lugar especial para senti-la. Somente podemos sentir essa quietude quando estamos na quietude da mente.

Esteja presente. Esteja realmente presente no que estiver fazendo. Mantenha-se quieto e ouça sua voz interior. Alinhe-se com o que estiver fazendo. Viva como se o momento presente fosse o mais importante da sua vida. A negatividade adora o ego. Alinhe-se com o agora.

Deite-se. Traga atenção para o seu corpo e seja o observador do seu corpo. Lembre-se que ele é 99.99% de seu corpo é espaço vazio. Se alguma coisa boa acontece, é porque temos essa bondade em nosso interior. Nós e Deus nos completamos.

Não desejar que o momento presente seja diferente do que ele é agora. Se você tem gratidão e sorri, a energia corresponde. Não ofereça resistência. Aceite o momento como ele é e será capaz de sentir a energia contínua da consciência.

Honre a etapa que está percorrendo agora. Se deseja ser grande no futuro, comece a ser grande no momento presente.


CHAPTER 10 A PROPOSTA INTERIOR

A proposta é trazer consciência para todos os momentos. Deixe-nos estar conscientes de que estamos conscientes e permanecer quietos. O universo está sempre em expansão e contração, como nossos corações. E como nossa respiração, inalando e expirando.

Nós somos a manifestação do universo. Nas profundezas do Ser, somos o universo, a origem da vida, expressando o amor incondicional. Cada vida representa uma forma única. Nós somos a origem de toda vida. Não existe "eu" no universo. Nós somos o todo, acordando e voltando para o movimento.

Nascemos, vivemos, começamos a colecionar possessões e quando envelhecemos, começa um novo movimento que é a dissolução da vida. E começamos a nos desidentificar com a forma. Quando esse movimento de retorno começa, é um bom tempo para tornar-se ciente de nossa consciência. O importante é o movimento de retorno, a dissolução da forma. Algumas pessoas mais velhas tornam-se iluminadas. Quanto mais velha ficamos, mais conscientes estamos de que Ser é mais valioso do que fazer. É quando o ego não está presente.

É a nova idade de fluir da nossa consciência. Achamos uma nova dimensão da idade, o segredo do envelhecimento. Quando a vida é superficial, a pessoa torna-se infeliz. O que chamo de "estupidez inteligente" é a criação e o estudo de coisas que vem a se transformar potencialmente destrutivas para a humanidade. Como a descoberta do átomo que levou a confecção da bomba atômica. Isso porque a dimensão do espírito está perdida.

A luta e o sofrimento significam que o ego está de volta. Maior o ego, maior a separação do espírito.

Como me sinto em totalidade? Nosso estado de consciência cria nosso mundo. Não é o que você faz, mas como faz. Esteja presente quando estiver fazendo alguma coisa. Temos que prestar inteira atenção em tudo que fazemos para experimentar a vida a nossa volta.

Em todos os momentos devemos experimentar aceitação, alegria e entusiasmo para não gerar infelicidade.

Nós estamos gradualmente aprendendo a viver na presença da nova consciência. Pratique em casa, trazendo a presença quando olhar um objeto sem julgar. Traga a presença quando estiver fora de casa, em uma fila de supermercado e começar a sentir-se incomodado. Esteja presente e sinta a presença. E lembre: Isso também há de passar. Faça o que precisa ser feito. E pense: "Posso aceitar essa pessoa nesse momento"? Pessoas difíceis são uma prática na vida espiritual. Lembre de pessoas desagradáveis e pense se consegue ver através delas. E saiba que pessoas assim são controladas pelo ego. Mas lembre também que elas são a origem do universo. Você pode se afastar delas (não com rancor) mas pacificamente, sem negatividade.

O ego sente-se ameaçado com a dimensão espiritual. Espiritualidade não é religião. Pode ser aplicada à religião ou a não religião. Pode ser aplicada na sua vida diária. Não depende de lugar ou motivo. É o que é. Começamos a mudar o mundo mudando a nós mesmos. Comece em sua casa, em qualquer lugar onde injete amor. O propósito interno deve estar alinhado com o propósito exterior. Aceitação, alegria e entusiasmo.

Em que estado me encontro? O que é, assim é. Se estou fazendo algo, devo fazer sem resistência. Com entusiasmo, alegria e aceitação. Que tipo de energia flui no que estou fazendo? Honrar o momento é mudar inteiramente o ambiente. Aceite o que está fazendo ou não o faça. Se faz o que não deseja, cria sofrimento para você e para todos que o rodeiam.

O que fizer, faça com alegria que gera poder e criatividade. Há mais entusiasmo e mais amor no que está fazendo. A alegria está dentro de você, quando existir satisfação no que estiver fazendo. Alegria vem de dentro, excitação vem de fora. A excitação é algo que alimenta o ego.

Quanto mais acordados nos tornarmos, mais as coisas ficarão alinhadas e irão fluir a nosso favor. Coisas começam a acontecer. A vida trabalha para você.

Quando não negamos o agora, imediatamente sentimos a presença. Não oponha resistência. Veja o que acontece nas artes marciais. É uma luta que não opõe resistência. Por isso ela flui com o universo, sem oposição ao adversário.

A consciência não tem nada a ver com a idade. Se não acumulamos passado em nós o processo de envelhecimento age devagar. Na verdade, permanece no presente, e retarda o envelhecimento.

O corpo de sofrimento pode aparecer no sonho. Algumas vezes o sonho nos leva de volta à origem. O melhor a fazer nos últimos 20 minutos antes de adormecer é parar com tudo, deitar de costas, levar a atenção para seu corpo. E sentir toda energia de seu corpo.

O entusiasmo é a mais alta energia que cria e trás algo para o mundo. Está conectado com a origem. É diferente da excitação.

A aceitação pode transformar-se em entusiasmo. Entusiasmo pode transformar-se em aceitação. Aceitação é não sentir-se separado do que está fazendo. Traga essa energia de aceitação no que estiver fazendo e você irá experimentar o estado de alerta. E seus afazeres despertarão espontaneamente.

Não negue o momento. Aceite. Uma vez que aprenda a viver o momento, nunca o esquecerá. Alguma coisa sempre trará de volta a consciência do agora. Escolha viver no presente. Se não criamos problemas, não temos problemas.

Desafios aparecerão, mas o mundo nem sempre nos trás felicidade. Estamos aqui para sermos conscientes. Para vivermos e despertarmos para a nova consciência.

Esses depoimentos foram dados por Eckhart Tolle, em aulas produzidas por Oprah, num programa da televisão americana, disponível a todos.

Não se trata de tradução de tudo o que foi dito, mas alguns importantes tópicos das aulas ministradas.

www.solaraholistico.com

Resumo das aulas proferidas por Eckart Tolle sobre o seu livro já editado em português: "O Despertar de uma nova Consciência", editado pela Sextante.

O material está muito bom e eu indico como aprofundamento, a leitura do livro.


Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico

Busca

A Cidade de Telos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sathya Sai Baba

Recentes