Artigos

As Sete Esferas - Maha Chohan

Essas Sete Esferas podem ser denominadas a "aura de Deus", cada uma habitada por grandes Inteligências Divinas


I

Considerando o Altíssimo como um Sol, existe, rodeando e envolvendo este Foco Central de Inteligência, Sete poderosas esferas de consciência, cada uma separada da outra por sua própria linha periférica, que constitui a fronteira natural de cada esfera em particular.

Essas Sete Esferas podem ser denominadas a "aura de Deus", cada uma habitada por grandes Inteligências Divinas, todas inclinadas a fazer a Vontade de Pai, expandindo seu Reino e Sua consciência.

O desenvolvimento e desdobramento de Seu Reino se logra mediante a descarga rítmica de ondas pulsantes de Sua própria Consciência Divina, dentro da qual estão os germens espirituais de todas as formas e manifestações - da mais pequena folha de relva até a estrela mais brilhante, com Seu Tom Cósmico.

À medida que estas Ideias Divinas passam de esfera a esfera, em círculos cada vez mais amplos, são absorvidas pelos Seres e Inteligências que habitam em cada uma, sendo modificadas em Sua cintilante Glorifica pela ação vibratória dos elementos naturais em cada Esfera.

Eles então a passam para fora em seu curso até a próxima esfera e depois para a próxima, sempre viajando para frente para a manifestação no mundo da forma; sua Glória é diminuída até o ponto em que os seres da próxima esfera possam absorver melhor suas bênçãos.

Uma modificação constante da Luz de Deus, um constante revestimento da Consciência de Deus, obtém-se em cada Esfera, de modo que as Ideias de Deus encarnam na substância atômica de cada Esfera em uma sequência ordenada, e eventualmente chegam à Sétima Esfera ou âmbito etérico, onde aguardam a precipitação no mundo físico da forma.

A Primeira Esfera representa o próprio Coração da Criação. Os Grandes Seres que constituem a Inteligência Diretriz dessa Esfera, são conhecidos como os Manus da raça humana. O Mestre que ativa Sua vontade no mundo do homem se chama Chohan do Primeiro Raio, El Morya.

Seu serviço à Vida consiste em levar as Ideias Divinas e Diretrizes do Altíssimo até as mentes dos Seres da Segunda Esfera, os quais as revestem com formas trabalháveis de fato. Nesta Primeira Esfera também habitam os Sete Poderosos Arcanjos que se ofereceram de voluntários para custodiar e proteger a raça humana que evolui.

Ali nasce toda ideia, desígnio, plano e bênção que, algum dia, irá se manifestar no mundo físico. Seus habitantes são seres cujo Serviço à Vida consiste em encarnar essas Ideias Divinas e levá-las em sua viagem para fora, para a periferia da Primeira Esfera, e ali deixá-las aos cuidados dos mensageiros da Segunda Esfera que esperam.

Não há mente humana que possa conceber a Beleza, a Perfeição, o Júbilo e a Felicidade dessas ideias! Ali vivem as Hostes Querúbica e Seráfica, Mensageiros do Altíssimo, banhando-se no Fogo da Criação, encarnando Sua essência em seus próprios seres; e logo começa o grande Ritual Cósmico da Precipitação Cósmica das bênçãos do Céu de âmbito a âmbito, o qual os levará então, com o tempo, aos rincões mais afastados do reino e à periferia da Sétima Esfera.

Contendo a mais pura essência da Divindade dentro de seus brilhantes corpos, eles giram para fora em seu Curso Cósmico, levando a Luz do Céu ao interior das consciências dos Seres na Segunda Esfera.


II

Os habitantes celestiais da Segunda Esfera recebem, da maneira mais amorosa, aos Mensageiros Cósmicos e as ideias do Coração de Deus, assimilam-nas, revestem-nas com a substância de Sua própria grande Luz e a Substância-Luz Universal - a qual constitui a atmosfera dessa esfera - e, por sua vez, passam-na para frente para a consciência receptiva e atmosfera do Terceiro Âmbito.

Nessa Segunda Esfera, as Ideias Divinas e Modelos de futura grandeza são moldadas em formas mediante o uso dos Poderes Criativos da Força da Mente Superior. Assim, as sementes do Pai caem em terra fértil (consciência individual inteligente) e começam a tomar uma forma definitivamente no mundo do Pensamento Divino.

A Inteligência Divina que governa essa Segunda Esfera é o Senhor Buddha que, juntamente com Seu grande irmão o Senhor Maitreya, interpretam as Ideias Divinas que vêm da Primeira Esfera através da formulação das religiões mundiais. Seu representante, o Chohan do Segundo Raio, Kuthumi Lal Singh,(*) consolida ainda mais o Serviço Cósmico Deles através dos canais educacionais tanto das Esferas Internas como do mundo das aparências físicas.

(*) A mudança da Hierarquia Espiritual ocorreu depois, em 1956. O Senhor Buda subiu ao cargo de Senhor do Mundo; O Senhor Maitreya subiu ao cargo da Buda. Kuthumi e Jesus subiram ao cargo de Instrutor Mundial.

Tão grande é a riqueza da emanação do Pai, que esta Essência deve continuar apurando-se para frente, revestida com inteligentes padrões de pensamento, sempre desejosa de dar-se em bênçãos rítmicas. Assim, alerta-se a Terceira Esfera para que receba a Emanação Divina.


III

Na Terceira Esfera, a Glória e o Esplendor da Segunda Esfera já revestiram a Divina Imanência em padrões de pensamento, de modo que pode ser melhor assimilada pela consciência vibratória desse Âmbito.

Essas Ideias Divinas são insufladas com vida e convertem-se em um foco vivente e pulsante de "coisas por vir". Esse é o Âmbito do Espírito Santo sob a direção desse grande Representante Cósmico da Terceira Pessoa da Trindade, a quem conhecemos pelo título de Maha Chohan.

Nessa Terceira Esfera, transmite-se a essência de vida aos Pensamentos-forma que descendem da Primeira e Segunda Esfera. Contanto que os pensamentos não sejam revestidos com vida através da natureza emocional, não se converterão em uma vivente força vital no que concerne à expressão no mundo físico. Desta maneira, a Terceira Esfera vitaliza todas as manifestações que alguma vez se exteriorizarão no planeta Terra.

A atividade da Terceira Esfera, assim como o prisma, divide os Raios Espirituais através dos quais flui a Vida, o qual faz com que os pensamentos se convertam em coisas de fato.

A radiação e dons do Terceiro Raio prosseguem através das cinco subdivisões desse Grande Raio, e entram no mundo da forma. Dai que os grandes Chohans desses cinco Raios trabalhem sob a supervisão de seu Grande Senhor, o Maha Chohan.

A primeira subdivisão do Terceiro Raio está sob a direção do Chohan conhecido como Paulo o Veneziano. Seu Serviço Cósmico à Vida consiste em receber os planos (ou Pensamentos-forma Divinos) que contêm em si tanto os movimentos mundiais quanto simples bênçãos individuais para a raça humana; e dividindo-os quanto ao seu tema e serviço potencial para com a Vida, os dá ao Chohan a cargo da Dispensação dessas atividades específicas.

Esses Chohans, por sua vez, projetam-nos desde Suas esferas de atividade ao mundo da forma através de inteligências humanas conscientes ou inconscientes, que estão abertas a suas Impressões Cósmicas e influência. Assim, o Veneziano se converte em posto avançado do Maha Chohan, e em transformador redutor de Suas energias no que diz respeito à canalização das bênçãos de Deus através das facetas apropriadas no mundo da forma.


IV

Um grupo de seres da Terceira Esfera se une com as Hostes Seráficas e Querúbicas, enquanto elas se preparam para passar adiante os Pensamentos-forma viventes e encarnados, para a Quarta Esfera de vida consciente.

Uma vez mais, uma grande difusão de fulgor tem lugar, uma radiação mais rica se verte através da atmosfera da Esfera da Visitação. As Ideias Divinas pulsam através da substância eletrônica, e são absorvidas por qualquer consciência receptiva dentro da Quarta Esfera.

O grande Chohan da Quarta Esfera é conhecido como o Mestre Serapis Bey. Os Pensamentos-forma desenvolvidos da Primeira e Segunda Esfera, dotados com a vida do Espírito Santo na Terceira Esfera, encontram nesse Âmbito seu primeiro ponto de contato com a consciência individual de seres não ascensionados.

A absoluta maioria de arquétipos divinos (Presenças) habitam nessa Quarta Esfera. Ali, as Ideias Divinas, modelos e desígnios são recebidos por esses Egos Crísticos, e desenvolvidos por eles (ao longo de séculos de empenho), projetando-os ao mundo dos homens através de suas próprias personalidades físicas, ou através de alunos avançados que operam em linhas de empenho similares às que estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas nesse Âmbito.

As ideias que não são assumidas pelas inteligências conscientes no Quarto Âmbito, são levadas pelas Hostes Seráficas e Querúbicas junto com a escolta de honra da Quarta Esfera, à consciência dos seres do Quinto Âmbito que esperam.


V

No Quinto Âmbito, a semente do Pai, em particular a relacionada com descobrimentos científicos, inventos e pesquisa médica, é irradiada e recebida pelas consciências receptivas daqueles que estão ocupados nesse empenho nos Templos da Ciência que estão ativos nessa Esfera, e desses Templos são dirigidas às mentes e corações desses desprendidos homens e mulheres que na Terra se ocupam nessas atividades.

O grande Chohan do Quinto Âmbito é conhecido como o Mestre Hilarion, o qual foi São Paulo na época bíblica.

No pulsar da Quinta Esfera com a essência de Santidade, vemos que as bênçãos recebidas nessa Esfera não são em nada diminuídas, e enquanto observamos, essas gloriosas energias esperam ser transmitidas à Sexta Esfera para ampliar seu círculo de expressão manifestada.


VI

Na Sexta Esfera, encontramos os centros causativos da Religião Cristã, na qual os cultos devocional e emocional constituem a Fonte em particular através da qual as energias espirituais estão sendo descarregadas para abençoar a raça humana.

Ali habitam os grandes coros celestiais, o mais alto céu do pensamento ortodoxo, e dessa bela Esfera flui a inspiração para esses homens e mulheres que responderam ao "chamado do alto" de líderes religiosos, e dos que estão "conduzindo seus rebanhos" ao máximo de suas possibilidades.

O grande Chohan da Sexta Esfera é o Mestre Jesus,(*) e através do serviço dos templos, tanto Ele como Maria (Sua Mãe) banham o mundo cristão, os Devas que custodiam e protegem as Igrejas erigidas em Seu nome, e todos os que aceitaram o Cristo, na essência espiritual de sua Cristandade Divina. [Divine Christhood].

Enquanto as Hostes Querúbica e Seráfica se preparam para levar as bênçãos do Pai ao Sétimo Âmbito, damo-nos conta de que, por seu destino natural, a Sétima Esfera é a periferia do Reino, e que o mundo tridimensional de hoje se afundou debaixo desta linha divisória de segurança.


VII

É ao Sétimo Âmbito e ao seu grande Chohan, ao qual se conhece como o Mestre Saint Germain, que devemos acudir para estabelecer o contato entre a consciência externa e os Modelos Divinos da Vontade de Deus e Seus Mensageiros.

A Sétima Esfera contém em si o modelo etérico de cada manifestação do Plano Divino que foi baixada ritmicamente através das seis Esferas anteriores, o qual aguardam para expressar-se em forma física. Esta é a Primeira Esfera acima da oitava humana de limitação e imperfeição à qual a alma sobe em sua viagem de volta ao Coração de Deus.

Por conseguinte, é o cargo e responsabilidade do Chohan do Sétimo Raio, prover os meios e maneiras mediante os quais a humanidade possa novamente unir sua consciência com as Esferas Internas, e converter-se em condutores individuais da Perfeição Divina desde estas Esferas através da consciência do ser externo.

Este Âmbito está literalmente "transbordando-se" com todas as coisas boas que foram descidas de uma Esfera a outra.

Devido à resistência e negativa da consciência externa do homem de aceitar o Plano Divino de Deus, o âmbito etérico não tem podido passar adiante as bênçãos e glórias que descenderam das Esferas Superiores, e assim, completar o ritmo proveniente do empenho criativo.

Qualquer membro da família humana pode oferecer sua consciência ao Chohan do Sétimo Raio, e pedir que seu ser individual seja uma saída para as Bênçãos e Perfeição ali contidas.

Cada homem, mulher e criança que vive atualmente na Terra, ou que virá aqui no futuro, tem uma Presença Divina, um Modelo Divino, um arquétipo, que habita em uma das Sete Esferas anteriores.

Cada uma dessas correntes de vida encarnadas está suposta a ser um centro irradiante da força espiritual da Esfera Interna onde habita sua Presença. Deve compreender que seu próprio Ser Superior de fato está vivendo e servindo à vida em uma dessas Esferas, desenvolvendo certos Projetos Divinos selecionados por sua Consciência Superior, projetos os quais estão à espera da receptividade da mente externa a fim de encontrar expressão no mundo da forma.

As atuais características do indivíduo, sem importar quão insuficientemente desenvolvido possa estar, são indicativas do Raio e Esfera ao qual pertence, e à medida que o indivíduo purifique seu próprio mundo, elevará a ação vibratória de seu ser a sua mais poderosa e perfeita expressão através de sua personalidade, e também se converterá em um centro irradiador da Força Espiritual da Esfera na qual sua Presença habita, e isso tem um efeito benéfico sobre toda vida a seu redor.


Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico

Busca

A Cidade de Telos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sathya Sai Baba

Recentes