Cursos e Datas

Internet Dicas

ISTO É UMA ESPÉCIE DE SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA. NÃO PRETENDE OUTRA COISA QUE NÃO AJUDAR A EVITAR TRANSTORNOS


ISTO É UMA ESPÉCIE DE SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA. NÃO PRETENDE OUTRA COISA QUE NÃO AJUDAR A EVITAR TRANSTORNOS E DE TORNAR ESTE BAITA MUNDÃO DA INTERNET UM AMBIENTE SOCIÁVEL, DE BOAS INTENÇÕES E DE BOM PROVEITO. SE VOCÊ JÁ ESTÁ ATENTO, SE CONHECE TUDO ISTO, ÓTIMO, PARABÉNS, MAS MUITOS NÃO ESTÃO, OU FALTA ALGUMA COISINHA. PARA MIM, EM ALGUM MOMENTO, FOI PROVEITOSO.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! 

Se conhecer outras regras e dicas sobre estes assuntos, por favor informe, acrescente, ou corrija este texto e se possível, divulgue-o.

A cada dia chegam milhares de novos usuários na Internet, muitos inexperientes. Quanto mais pudermos auxiliar, melhor será para todos. Ajude a colocar ordem nessa imensa casa internacional chamada Internet e na rede www (World Wide Web). O mundo virtual é semelhante ao mundo real, também está cheio de boas e de más intenções.

Vírus de computador é um programa executável (arquivo.exe) que normalmente vem escondido em um arquivo anexo a um e-mail. Como atualmente o maior vetor de contaminação é o e-mail, fique atento com os que você recebe. 

Cuidado com e-mails contendo principalmente arquivos do tipo "exe" (executável), "scr" ou "zip", ou mesmo outros tipos de anexos, que só devem ser abertos se o remetente for conhecido, identificado, confiável, com assunto pertinente e do seu interesse, não duvidoso, em idioma compatível com o do remetente. 

Quem envia o vírus por e-mail é o próprio vírus. O remetente é selecionado pelo vírus ao acaso entre os endereços e-mails do computador hospedeiro. O destinatário também é selecionado ao acaso.

Formas de contaminação acontecem por compartilhamento de arquivos e através de downloads de programas pela Internet. Portanto, atenção ao lidar com essas coisas, porque por falta de cuidado ou conhecimento muitas vezes ingenuamente a pessoa se torna propagadora de contaminação eletrônica.

Selecione a utilidade dos assuntos de e-mails desconhecidos que você recebe, muitas vezes são fúteis, e ao abri-los você pode ser invadido ou contaminado eletronicamente com danos em softwares instalados no seu computador ou em áreas de memória do hardware.

Procure sempre estar com seu sistema operacional e de antivírus atualizados. Não confie apenas nos sistemas e programas de defesa contra vírus e spam do seu provedor, adote medidas próprias de proteção. 

Não pague o mico ao responder a e-mails de procedência desconhecida, muitas vezes enganosos e que podem ter a intenção de invadir seu computador ou obter informações pessoais suas para fins escusos. 

Não espalhe por aí o seu endereço e-mail, como se fosse uma coisa qualquer. Tenha cuidado em divulgá-lo, com qualidade e para bom uso. Se você não cuida para quem e como fornece o seu e-mail, provavelmente você também não terá bom cuidado com os dos outros e será descuidado no trato de troca de informações por Internet. Ele pode vir a cair em mãos mal intencionadas. Lembre que a Internet é de âmbito mundial e que o seu nome ou endereço e-mail pode freqüentar lugares desconhecidos e ser usado para finalidades que você nem imagina, embora os recursos de proteção (firewall) que seu provedor possa ter.

Não esqueça de criar, de tempos em tempos, uma nova senha de acesso à Internet em seu computador, conforme os padrões recomendados para criação de senhas, muito divulgado pelos sites de Bancos (como essas coisas de data de nascimento, etc).

Pense duas vezes em participar de subscrição de listas eletrônicas. E-mails de abaixo-assinado podem ser falsos e muitas vezes podem nada significar ou não ter o poder de fazer coisa alguma sobre o que está sendo enunciado. Este tipo de mensagem pode vir a ser um meio de capturar endereços eletrônicos.

Cuidado com e-mails de promessas de correntes, propagandas, ofertas de premiações, os de auxílio humanitário e filantrópico, muitos pedindo dados pessoais. Não acredite automaticamente em tudo que receber. Observe o conteúdo, a finalidade, a procedência (se possível confirme com o emitente), reflita e analise tudo antes de passar adiante, e lembre-se que se esse e-mail é mal intencionado você estará envolvendo a todos que repassá-lo.

Nunca repasse e-mails recebidos sobre alerta de vírus sem antes confirmar a verdade junto ao suporte técnico do site do seu fornecedor de sistema antivírus (como www.symantec.com e www.antivirus.com), ou outras fontes confiáveis.

No seu cadastro ou lista de destinatários (catálogo de nomes e endereços e-mails) cadastre um nome fictício para ser o primeiro da lista. Por exemplo, digite !0000 no nome do destinatário, mas não coloque endereço @ nenhum, que fica em branco, sem preenchimento. Quando um ataque hacker ou coisa que o valha varrer e tentar copiar a sua caixa de endereços com fins escusos, não vai conseguir nada porque esse endereço fictício vai bloquear o processo, impedindo acesso à lista de destinatários por se tratar de um endereço e-mail incompleto ou errado. Existem programas rodando na Internet para pegar tudo que tiver antes e depois de um @. Isso é vendido para hackers e spamers, que muitas vezes espalham vírus e enviam e-mails mal intencionados ou que não lhe interessam.

Ao montar o seu catálogo de destinatários, digite o nome da pessoa de forma abreviada e depois, na outra coluna, o endereço e-mail dela, e nunca coloque o endereço e-mail dela na coluna do nome. Assim você estará tendo o cuidado de resguardar e não identificar o endereço e-mail da pessoa. 

Ao responder um e-mail, seja por "Responder ao remetente", por "Responder a todos", ou por "Encaminhar", tenha o cuidado de limpar do campo "Assunto" as indicações de FWD, RE, RES, EM, ENC, etc., também os dados de cabeçalho do e-mail original que ficam no início do corpo de texto da sua resposta (Original Message, From, To, Sent, Subject), e se for o caso, também o próprio conteúdo do e-mail recebido e arquivos anexados. Assim você evita sobrecarregar o tamanho do seu e-mail de simples resposta.

Elimine também aquela fila de cabeçalhos e de confirmações que são repetidos cada vez que um e-mail é retransmitido para outra(s) pessoa(s). Isso é entulho e relaxamento, e mostra que esse e-mail já passou por muitas e muitas pessoas e cada uma apenas replicou o e-mail sem o cuidado de fazer a limpeza, quando o assunto que lhe interessa está lá no fim do corpo do e-mail. Isso é deselegante, mostra falta de cuidado em evitar a disseminação de nomes e endereços e-mails de pessoas.

Quando responder a um e-mail enviado só para você, ao clicar em "Responder ao remetente" e montar a sua resposta, e desejar que o conteúdo do assunto recebido fique constando do texto da sua resposta, não esqueça de retirar pelo menos o nome e o e-mail dela. Ou seja, limpe tudo o que não for da sua resposta, como se estivesse escrevendo um e-mail novo e não estar respondendo ao remetente.

Às vezes se recebe um e-mail enviado para diversos destinatários, com os nomes desses destinatários e/ou com os respectivos endereços e-mails, tudo à vista no campo "Para", inclusive o seu. Isso mostra que a pessoa que enviou esse e-mail não se preocupou em ter reserva com informações particulares dos seus destinatários. O seu nome com ou sem endereço e-mail passa a ser divulgado para todos esses destinatários, que por sua vez podem vir a replicar esse e-mail para tantos outros, criando um efeito bola de neve. O seu nome e/ou endereço e-mail vai acabar em lugares que você nem imagina e poderá eventualmente criar-lhe algum inconveniente. Você nunca fica sabendo por onde esse e-mail já tenha passado e nem para onde vai. Imagine que, em conseqüência desse descuido da pessoa que lhe remeteu o e-mail, você passa a receber e-mails de pessoas que desconhece completamente, com conteúdos e assuntos que absolutamente não lhe interessa. Isso é um transtorno e uma inconveniência e até um risco de invasão.

Para mandar um único e-mail para mais de uma pessoa, não digite os nomes dos destinatários ou os endereços e-mails deles no campo "Para". Digite-os no campo "Cco" (Com Cópia Oculta), porque assim esses nomes ficarão ocultos. Nesse caso, digite o seu próprio nome no campo "Para" (como se estivesse enviando um e-mail para você mesmo). Quando alguém receber esse e-mail de vários destinatários, ele o receberá apenas com a indicação do seu próprio nome como destinatário e nem perceberá que foi enviado para outras pessoas mais e nem conhecerá endereços e-mails dessas pessoas. Exemplo: em "De" e "Para" coloque o seu próprio nome; em "Cc" não coloque nada; em "Cco" coloque todos os nomes dos destinatários.

Se não sabe encontrar este campo "Cco", basta clicar em "Criar Novo E-mail" que aparecerá o campo "Para", "Cc" e "Cco". Se este campo não aparecer, clicar em "Exibir - Todos os cabeçalhos", que aparecerá.

Sempre responder os e-mails recebidos, mesmo que seja apenas para informar a confirmação do seu recebimento, mas muito mais quando se trata de assunto relevante envolvendo providências e aguardos. É importante que se saiba, pelo menos, ter chegado ao destinatário. Precisamos ser educados neste particular, tal como responder a uma carta recebida ou a um telefonema deixado na caixa de recados. Para isso existe recurso automático dentro do Outlook que não requer nenhum esforço adicional em montar um e-mail de resposta só para isso, pois é um processo de resposta automático do software. Ele monta um e-mail com sua identificação informando que o e-mail foi recebido pelo destinatário, você, e não precisará ter o "trabalho" de escrever um e-mail só para dizer ao seu remetente "recebi o seu e-mail, obrigado".

Se desconhecer isto, faça o seguinte no Outlook: clicar em "Ferramentas", depois "Opções", depois "Confirmações", depois "Solicitar confirmação de leitura" e "Sempre enviar confirmação de leitura". Se você trabalhar com outro software ou sistema de e-mails, procure saber como esse recurso pode ser ativado e use-o.

Dessa forma, a pessoa que enviou o e-mail para você fica tranqüila em saber que ele chegou ao destinatário, ainda que não o tenha lido ou que não venha a ser lido ou respondido, não importa, mas houve a confirmação de chegada.

Nilo Arnaldo Beck 


Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico